clube dos vencedores

Wednesday, October 26, 2011

234 - A gari




















Ela é uma gari autônoma .
Não quer ter salário fixo.
Prefere correr riscos .
As vezes ganha ,as vezes nao .
Trabalha quando quer .
Ser livre o mais que puder é o que mais a motiva .
Já se acostumou aos momentos de penúrias .
O uniforme de gari a mataria de tédio .
Quer se sentir bela sempre .
Ela é chique !
Sua elegância é natural .
Gosto de vê-lá passar com o seu sorriso brejeiro .
Sua saia rodada ao vento a faz quase clássica .
Sua maquiagem esta borrada com o calor .
Nao importa !
Tais falhas não maculam o seu jeito faceiro .
Suas bijoterias sao grosseiras
e ainda assim destila uma elegância ímpar .
O seu olhar nao tem marcas de amarguras ou inveja .
Um temporada em Paris ,ficaria irreconhecível .
Não entendo porque ela é assim .
Sem dúvida é uma flor de lotus deste injusto mundo social .
A sua sede de viver a torna vencedora .
Nao sei o que é mais belo nela .
sua elegância ,sua garra ou sua alegria ?
Todos a conhecem no bairro .
As vezes penso em leva-lá para algum lugar bonito,sofisticado .
Fico em duvida ,pois poderia ser mais massacrada do que já é .
Mesmo nao tendo estudos exibe uma certa cultura .
Nos momentos de fadiga folheia  revistas e livros ora sujos ,ora rasgados .
Pessoas que ostentam este estilo de vida,
tão visceral também deveriam sair em revistas e televisões .
Sao altamente produtivas ,pois alimentam as nossas vidas sequiosas
de sempre querermos mais e mais . 
As vezes estou abatido pelas minhas tolas e fúteis preocupações .
Basta vê-lá com aquele sorriso largo e já me animo .
Com todos os meus títulos e liberdades financeiras , sinto-me frágil diante dela .
Balbuciando ,digo :obrigado por você existir .
O seu jeito de ser muito me ajuda ,pois me da vontade de continuar .
As vezes penso em ajuda-lá .
Nao sei como ,pois parece ser uma pessoa forte ,muito segura de si .
Hoje ,naquela entediante festa de vaidades falarei dela .
Eles vão se assustar mas vão gostar .
Tenho certeza ,pois tudo aquilo intenso,vivo é irresistível .
Augusto(outubro/2011)
paris@r7.com

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Esta gari é parte de nós. E em seu texto, faz-nos relembrar quem realmente somos...

A liberdade que ela tem é de ser única, pouco vista pela maioria "cega" e recitada por tua poesia tão doce.
Estejamos nós Augusto trazendo em escrita os verdadeiros brasileiros que não desistem nunca!

Vanmotorni

1:14 PM  

Post a Comment

<< Home